segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ARTIGO: Hidroginástica:Uma proposta original de praticar atividade física.( Vantuio,2009)

    


                 Breve introdução:


                    A água é um meio ambiente diferente do ar em
vários aspectos.No entanto,o homem,que está adaptado ao ar, persiste
em entrar nesse ambiente distinto para o trabalho, ócio, higiene e
terapia.Tais atividades frequentemente, envuelvem exercício e já que
todo movimento nos esportes são influenciavéis pelo meio que ocorre a
atividade, pode-se esperar que o exercício físico aquático produza
reações fisiológicas e biomecânicas distintas daquelas ao ar
livre.Isso é devido, tanto ao efeito hidrostático da água nos sistemas
cardiorespiratórios, como a sua capacidade de intensificar a perda de
calor comparada ao ar.
                  O aumento da demanda de programas de atividades físicas no meio
líquido para as mais diversas idades e populações resultam na
necessidade cada vez maior de professionais capacitados e
especialistas nesse campo de atuação.


                Em que consiste essa classe:


                    Consiste em oferecer uma proposta de trabalho
diferenciadora , fazendo usos de movimentos analisados e adaptados de
forma cinesiológica ao meio aquático e de acordo com a necessidade e
capacidade de cada aluno.


               Metodologia:


                    Utilizei pequenas rotinas coreográficas com
músicas brasileiras e movimentos derivados de alguns esportes e
danças, com uso de deslocamentos  e diferentes velocidades de
execução, onde, esses movimentos foram desenvolvidos nas posições de
ancorada e rebote. O resultado foi um trabalho cardiovascular com
muita diversão.


               Por que?


                   Devido ao grande brote epidemiológico na saúde
pública no Brasil e no mundo, sobretodo com o aparecimento e
crescimento de determinadas enfermedades cardiovasculares derivadas de
diversos fatores de riscos e sempre levando em consideração a
individualidade  biológica dos meus alunos , faz uns cinco anos que
venho buscando desenvolver um trabalho técnico-científico-pedagógico
baseado em fundamentos e conhecimentos das propriedades físicas da
água, da análise cinesiológica do movimento aquático e da necessidade
e capacidade dos meus alunos.
                 No primeiro contato com meu grupo de alunos faço uso da anamnese,
material que considero indispensável para o meu trabalho.Uma vez com
esses datos posso aplicar uma série de testes ou provas de aptidão
física, as quais, considero essenciais para detectar e controlar a
necessidade particular de cada aluno.Posteriormente é que dou início ao
planejamento das classes e seus contínuo controle.
                 É necessário destacar a importância do vínculo entre o professor de
educação física e o médico do aluno ( endócrino, nutricionista,
cardiólogo ,etc) afim de proprocionar-lhe um trabalho sério, seguro e
eficaz.


           Para quem?


              O ritmo de vida atual já nao é o mesmo de décadas passadas. Até a dieta mediterrânea está sendo substituída por outras menos equilíbrada.....E a populaçao em geral? Seguirá aumentando a esperança de vida?
             Estudos recentes comprovam que o incentivo ao bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos controlados é uma questao de todos  para com todos(familiares,escolas,meio de comunicaçao de massa etc.). E que,efetivamente, os problemas de saúde pública do Brasil e do mundo ( obesidade,diabetes , hipertensao, etc) afetam nao só as pessoas maiores, como também, cada vez mais aos jovens.
            A tudo isso,pode-se considerar um grave problema de cultura social, porque cada vez está em nossas mesas alimentos hipercalóricos, e , por outra parte, sigue crescendo o índice de sedentarismo ( os jovens passam mais tempo no computador, na televisao e com jogos eletrônicos).Sendo ssim, as consequências dessa problemática nao é só uma questao de saúde, de qualidade de vida ou de risco vital.Em ocasioes sao mais duras as consequências socias, como por exemplo, a exclusao social, a estigmatizaçao, o desprezo e as dificuldades para aceder ao mercado laboral.
            Daí, minha preocupaçao em elaborar e fazer público um trabalho dessa natureza , com o intuito de poder incentivar a todos os cidadaos brasileiros a prática de hábitos saudáveis. No caso da prática da hidroginática, o ser humano acaba encontrando mais que alivío para suas necessidades ou dores.Fazem novas amizades,desfrutam de um bom momento de ócio e compartem experiências e interesses mútuos.
           Portanto, pode-se afirmar que o indivíduo ao praticar exercício físico no meio aquático tende a conseguir uma melhoria significativa em seus aspectos biopsicosociais.

            Para que?


             Com a intenção de oferecer-lhes um servício
diferenciador e com mais qualidade, sigo buscando respaldo
metodológicos em grandes fisiologistas do exercício, uma vez que é de
vital importância saber-mos que cada aluno tem suas necessidades e
capacidades próprias ,e isso, nós, professionais da saúde , devemos
levar sempre em consideração.


           Objetivo geral


             Planificar um treinamento de maneira individual em água
para as todas as pessoas ( jovens,idosos etc) que sofram de enfermedades
cardiovasculares derivadas dos principais fatores de riscos(
diabetes, hipertensão e obesidade).



         Obejtivos específicos


           - Controle da diabetes, hipertensão arterial leve e
moderada ( redução da pressão sistólica e diastólica em mais ou menos
10mm Hg) e da perda de peso corporal;
           -Trabalhar força, equilibrío,coordenação, ritmo, agilidade
e resistência muscular geral;
           -Estimular  o depósito de massa óssea,através  de saltos e saltitos;
           -Diminuição do impacto ( articulação,músculos e coluna
podem ser trabalhados com maior seguridade);
           -O peso corporal é diminuído 90% dentro de água( desde que
a água esteja na altura do apêndice-xifóide);
           - Diminuição do stress, melhoria da auto-estima ,entre outros.
           OBS: As dores musculares posterior a prática da hidroginástica são
menos presentes,devido a diminuição do impacto e a pouca utlização de
contrações excêntricas.
          Através de diferentes estudos foram demostrado que
atividades fisicas com impacto provocam micro-rupturas nas fibras
musculares e a somatória dessas microlesões, resultam em uma resposta
de dor depois da atividade.



                                  Protocolo de treinamento para hipertensos



            -Alongamento;
            -O aquecimento deve ser prolongado para não haver aumento brusco da pressão arterial;
            -Trabalho aeróbico (com controle da PA e FC de 5 em 5 minutos)com duração de 30 a 60 minutos;
            -Intensidade: 40 a 70 FC máx;
            -Trabalho neuromuscular: evitar exercícios isométricos e de alta intensidade e fazer usos de exercícios dinâmicos;
            -Recomenda-se para trabalho com pesos - baixa carga e muitas repetições;
            -Volta a calma: fazer uso de música agardável para não provocar nenhum
 tipo de irritação ao aluno, incluíndo exercícios respiratórios e de relaxamento;     
            -Acompanhamento nutricional, se obeso;
            -Mapeamento da FC durante o exercício uma vez por mês;
            -Observar o tipo de medicamento em uso pelo paciente;
            -Utilizar a escala de Borg para controle da FC se o
medicamento for betabloqueador.
            OBS: Poderá também ser utilizada para a prescrição da
intensidade do treinamento aeróbico, a FCmáx, atingida durante o teste
em uso do betabloqueador.



                               Protocolo de treinamento para obesos



                 -Alongamento;
                 -Trabalho neuromuscular;
                 -Trabalho aeróbico( com controle da FC de 5 em 5 minutos);
                 -Volta a calma;
                 -Acompanhamento nutricional;
                 -Mapeamento da FC durante o exercício uma vez por mês.

                      


                              Protocolo de treinamento para diabéticos



               - Aferir a glicemia antes e depois da aula de hidroginástica;
               - Alongamento;
               - Trabalho aeróbico ( com controle da FC de 5 em 5 minutos): 50-70% FC max;
               - Duração: 20-45 minutos -  3 X na semana;
               - Trabalho neuromuscular: se for treinamento com sobrecargas( leves/ muitas repetições);
               - Volta a calma;
               - Acompanhamento nutricional;
               - Mapeamento da FC durante o exercício uma vez por mês.
           
 
               Cuidados que devem ser levados em consideração com os diabéticos :
               - Evitar exercícios com temperaturas extremas de frio e calor;
               - Evitar exercícios em períodos que a glicose está sem controle;
               - Cuidar para não haver ferimentos nos pés, pois o diabético tem problema de cicatrização devido a má irrigação sanguínea, podendo ter mais infecções. Recomenda-se usar meias ou sapatilhas especiais nas aulas de hidroginástica.

                                               Conclusão


             Pode-se concluir, que a busca por informações sobre as
transformações culturais,psicológicas e biológicas que envolvem a
atividade física e os esportes tem se constituído, nas últimas
décadas, em uma das principais preocupações dos especialistas na área
da promoção da saúde.Esse interesse se justifica na medida que os
programas de exercícios físicos, desde que adequadamete prescritos e
orientados, podem vir a desempenhar importante papel na
prevenção,conservação e melhoria da capacidade funcional das pessoas,
e, por conseguinte, repercutir positivamente em sua saúde.



                                     Referências bibliográficas



       - Análise cinesiológica dos exercícios de hidroginástica
        Marques, Mónica  /  Pereira, Ney
        Editora N P;

       -Exercícios aquáticos terapêuticos
        Bates, Andrea / Hanson, Norm
        Editora Manole;

       -Epidemiologia da atividade física, exercício físico e saúde
        Pitanga, J.G
        Editora Ícone;


       -Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano.
        Mc ardle, W.D / Katche, F.L / Katche, V.L
        Editora guanabara;

      -Fisiologia do exercício ergometria e condicionamento físico
        Leite, P.F
        Editora Atheneu;

      -Hidroginástica, fatores de riscos para doenças
        cardiovasculres e reabilitação cardíaca
        Martins kruel, L.F / Finkelstein, I.


      -The aquatic fitness instructor manual
        Aqautic exercise association;

      -The speedo aquatic fitness manual
        Sanders, Mary;

      -Treinamento em hidroginástica
        Gonçalves, Vera Lúcia
        Editora ícone.

                           
                                                     

5 comentários:

  1. SUPER INTERESSANTE!!!
    O SURTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E SEUS FATORES DE RISCOS É UMA DAS GRANDES PREOCUPAÇOES NO AMBITO DA SAÚDE PÚBLICA NO MUNDO.
    ADOREI O TRABALHO.....Márcia(Oncóloga e ex-aluna desse maravilhoso professor de hidro (Van

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  2. COMO EMPEZAR ....

    QUERIDO HERMANO,TU ESFUERZO, DEDICACIÓN, TALENTO Y PROFISIONALISMO SON SIN DUDA ALGUNA TU DIFERENCIAL. SÉ DE TODO TUS ESFUERZOS.... DE CUANDO IBAS A LA UNIVERSIDAD. NUESTRA MADRE SIEMPRE PREOCUPADA, A QUÉ SI??
    BUENO, HOY ERES UN GRAN PROFISIONAL, Y CADA DÍA VAS CONQUISTANDO EL RESPETO DE LAS PERSONAS QUE TE ACOMPAÑAN. YO COMO TU HERMANO E FAN, ESTARÉ SIEMPRE APLAUDIENDO CADA UNA DE TUS CONQUISTAS.
    FUERTE ABRAZO HERMANO....
    BESOS;
    PAULO HENRIQUE.

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  3. Muchas gracias Paulinho....se no fuera por ti ese sueño no estarias cumplido.
    Van.

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  4. Maravilloso trabajo...es de personas así que España necesitas!!!! Innovadora,pensativa y que se preocupa con todo el contexto que engloba la problemática de la salud pública local y mundial!!!
    Mucha sorte Vantuio.
    Sérgio-España-Madrid.

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  5. A natureza desse trabalho é uma grande contribuiçao por parte do professor VANTUIO, para os problemas de saúde pública no mundo.
    Parabenizo-te por esse esforço,detalhe e preocupaçao por um tema tao latente no nosso cotidiano e que "OS GRANDES" nem se quer busca mencionar essa problemática que a ca miléssimo e segundo acometenao só as pesoas maiores mas, aos jovens também.
    Maravilhoso trabalho, magnífico blog.
    LOURDES-UFBA.

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